Olá, como vocês estão nessa segunda?
Nós, da Prospecto, pensamos no que poderíamos trazer de valor para sua vida nesse novo post do #MondayBlog.
Por isso, hoje vamos explicar 10 termos básicos que se aplicam a qualquer contrato de seguro, e que você se beneficiará muito em conhecer.
Vamos lá?
1. Seguro
O que é um seguro?
É um contrato entre duas partes, sendo uma delas o segurado, e a outra parte a seguradora. O segurado pode tanto ser uma empresa como uma pessoa física.
O seguro é uma forma do segurado transferir um risco com um provável dano financeiro para a seguradora em troca de uma indenização previamente estipulada.
No Brasil os seguros são regulados pela SUSEP e existem mais de 89 ramos de seguros.
Isso sem contar o grupo de seguros de saúde que são regulamentados pela ANS.
Como estamos falando de um contrato, ambas as partes têm direitos, deveres e até mesmo penalidades, caso falhe em cumprir com alguma de suas obrigações.
Por isso, é muito importante estar atento a todas as cláusulas da apólice junto ao seu corretor antes de contratar o seguro, para não ter surpresas desagradáveis no futuro,
e para garantir seus direitos em caso de sinistro.
2. Prêmio
Lembro-me bem de quando entrei nesse ramo e ouvi essa palavra pela primeira vez. O significado que me veio à mente não tinha nada a ver com o real sentido desse termo
no ramo securitário!
Prêmio, caro leitor, é o custo do segurado. É o valor que você vai pagar para transferir à seguradora o risco previsto nas Condições Contratuais.
3. Franquia
Pense em franquia como uma participação obrigatória do segurado em um sinistro.
Quanto maior a franquia, maior a participação do segurado no risco de forma direta, o que diminui a exposição da seguradora.
No final, isso se traduz em um custo menor na sua apólice, pois quanto maior a franquia, menor será o prêmio a ser pago.
Entretanto, só se comprometa com franquias maiores, caso realmente tenha caixa disponível para participar do risco.
4. Bônus
Existem algumas categorias de sinistro que trabalham com bônus e desconto para o segurado. Geralmente parte-se do
pressuposto de que se o seu risco não trouxe prejuízos no ano anterior, então você se qualifica para um bônus na renovação do seguro desse ano.
5. Período de Carência
Muito presente em seguros de acidentes pessoais, seguros de vida e em planos de saúde.
Carência é o período no qual o seguro não poderá ser acionado.
Por exemplo, você não informou que sofre de um problema de saúde X, ou simplesmente não sabe que tem esse problema, mas pela experiência da empresa seguradora,
sabe-se que 6 meses de carência é um bom período para mitigar esses riscos, então você só poderá se tratar desse problema X, 6 meses depois de pagar pelo plano de saúde.
Existem carências diferentes, para situações diferentes, então é sempre bom prestar atenção a esse fator ao contratar o seguro.
6. Apólice
Primeiro vem a cotação, ou oferta de seguro, que são as coberturas que a seguradora pode te oferecer por um determinado custo para cobrir seu risco.
Depois vem a proposta, que é quando você concorda com a oferta, e assina o documento, ou permite que seu corretor assine em seu nome, fazendo uma proposta para a seguradora.
E por fim vem a apólice, quando a seguradora concorda em assumir seu risco.
A apólice é o contrato legal entre o segurado e a seguradora, que terá validade até o fim da vigência do seguro.
7. Vigência
É o período de cobertura estabelecido na apólice, ou seja, o início e o fim da cobertura do seu risco.
Dica importante: preste muita atenção ao início e fim da vigência do seu seguro, algumas seguradoras dão o de acordo hoje, mas só começam a cobrir 24 horas depois dessa data.
8. Coberturas
São as suas garantias em um contrato de seguro. Pense em um kit de equipamentos fotográficos. Você pode contratar um seguro apenas com cobertura para Roubo ou um seguro com a cobertura completa, por exemplo Roubo + Queda + Danos por Água + Danos Elétricos, dos seus equipamentos. Portanto, a cobertura é aquilo pelo qual você deseja amparo da seguradora em caso de dano ou perda.
Ou seja, você poderá contratar as coberturas mínimas de
um determinado seguro, ou coberturas mais completas,
tudo dependerá da sua análise de risco.
É importante saber o que você precisa resguardar na hora de decidir sobre as coberturas a serem contratadas, para que não haja superexposição a um risco.
9. Sinistro
É o motivo real da existência do seguro, e o momento que ninguém quer que chegue. Sinistro é toda ocorrência prevista na apólice do seguro contratado,
de natureza involuntária e imprevista que tenha gerado danos e/ou prejuízos ao segurado.
10. Indenização
Trata-se do valor pago pela seguradora ao segurado e/ou ao que sofreu o dano por parte do segurado. Para que a indenização seja recebida, existe uma cadeia de processos que precisam ser cumpridas,
como regulação do sinistro, verificação da documentação, pagamento de franquias, entre outros. É fundamental ter uma corretora competente do seu lado durante esse processo.
E aí? Gostou de aprender um pouco mais sobre os conceitos básicos de seguro com a Prospecto?
Contratar seguro pode ser um processo complicado sem um profissional que entenda como o mercado funciona e como te resguardar.
Sinistro é realmente algo que pode fazer jus ao nome, sem um contrato bem ajustado.
Até o próximo #MondayBlog!
Boa semana, apaixonados!
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