Série - Conheça os Integrantes da Poderosa Tríade do Seguro Audiovisual.
06/09/2021
Prospecto Seguros
Olá!
É muito bom ter você aqui, em mais um #MondayBlog.
Você está pronto para finalizar a nossa série “Conheça os integrantes da poderosa Tríade do seguro audiovisual”? Nas últimas semanas falamos das coberturas de Não Comparecimento e Suporte, e hoje para finalizar, vamos explicar a cobertura de Despesas Extras, o último integrante dessa tríade.
Todas as coberturas dessa tríade têm relação direta com o valor do orçamento do seu projeto, mas a cobertura de Despesas extras, diferentemente das outras duas, não precisa ser contratada em 100% do valor do orçamento. Na realidade é costumeiro, em algumas seguradoras ter esse valor limitado a cerca de 20 a 25% do total do orçamento da produção audiovisual.
O que é a cobertura de Despesas Extras
Quando falamos de seguros com características multirrisco, é importante pensar em um quebra-cabeças, cada peça é importante para completar a imagem. No seguro audiovisual, funciona exatamente assim, cada cobertura oferecida vai aumentando a sua proteção financeira, e quando se contratam todas as coberturas pertinentes ao risco, o segurado tem seu risco 100% protegido.
Com esse cenário em mente, é possível compreender o que a cobertura de Despesas Extras é capaz de fazer, ela complementa uma necessidade do segurado, que as outras coberturas excluem. De modo geral, essa cobertura existe para ajudar com os custos extras gerados em consequência de adiamento ou interrupção da filmagem em consequência direta e exclusiva de dano ou destruição de propriedades ou instalações utilizadas, ou a serem utilizadas, ocorridos durante o período de cobertura.
Mas, o mercado securitário está sempre evoluindo, e hoje é possível usar a cobertura de despesas extras em outras situações, com a compra de coberturas adicionais, que somadas transformam essa cobertura em um integrante poderoso na sua apólice de seguro!
Em quais condições essa cobertura pode ser acionada?
Você já sabe que a cobertura existe para situações em que o seu local de filmagem esteja impedido de ser usado, por consequência de algum dano ou destruição a esse local. Então, é simples entender sua função.
Imagine que você alugou uma casa, e no meio da filmagem, um cano estoura e alaga o local. Note que o cano estourou sem ação nenhuma sua ou de sua equipe, ou seja, foi algo totalmente externo a você.
Se você possuir essa cobertura na sua apólice, você pode começar a procurar um outro local semelhante para voltar a filmar e os custos referentes ao novo local (aluguel) e consequentes despesas extras devido a essa mudança de local, podem ser assumidos pela seguradora.
Cuidados importantes com o seu projeto relacionados a despesas extras
É importante ressaltar que nem todo problema ou dano ao seu local de filmagem será coberto e ressarcido pela cobertura de despesas extras. É sempre uma boa prática verificar as exclusões dessa cobertura com o seu corretor, com o objetivo de verificar quais situações prováveis podem acontecer com base em seu roteiro.
A Prospecto têm como hábito investir um tempo com nossos clientes analisando o roteiro e as coberturas, e explicar consultivamente quais são as coberturas essenciais para a produção deles.
Existe um caso, muito interessante que ocorreu há alguns anos. Em meio a uma filmagem, o diretor decidiu colocar um jet ski na piscina do local alugado para fazer uma cena. Nem precisamos dizer que a piscina foi seriamente danificada, e a filmagem acabou sendo paralisada.
O segurado não tinha entendido bem a cobertura de despesas extras, e achou que essa situação estaria coberta. Ela não estava.
O dano existiu e o local estava impedido de ser usado, mas o dano não foi acidental. O diretor não pensou direito, mas todo mundo sabe que jet skis não foram criados para uso em piscinas.
E a situação toda acabou virando um pesadelo em questão de responsabilidade civil, mas isso é tema para outro #MondayBlog.
Coberturas adicionais para as Despesas Extras
Sabe todas aquelas situações excluídas em Despesas Extras? Você pode comprar algumas delas como coberturas adicionais ligadas diretamente às despesas extras.
Vamos conhecer algumas dessas coberturas adicionais hoje, e lembre-se, comprar coberturas sempre implica em custo adicional no valor final do seu seguro, mas em alguns casos acaba sendo a opção mais sábia.
Algumas das coberturas adicionais são: - Greve e Protesto Civil; - Perda de Fornecimento de Eletricidade; - Perda de Fornecimento de utilidades; - Autoridade Civil; - Autoridade Civil – Exceto Atividade Vulcânica; - Avaria Mecânica; - Impedimento de Acesso; - Vício Próprio/Defeito Latente; - Confisco e/ou Quarentena – Autoridade Civil; - Evento de Crise; - Animais; - Risco Eminente; - Terrorismo; e - Multa.
Prepare-se, pois logo traremos um post explicando a utilidade de cada uma dessas coberturas citadas. Não queremos te sobrecarregar com informações hoje.
Mas pode acreditar, essas coberturas são fantásticas!
Alguns exemplos de sinistros:
Já imaginou chegar para filmar e encontrar todo o seu set de filmagem colapsado? Pois é, 266 mil euros foram pagos para mudar de local e refazer todo o setting para a filmagem.
Em outro caso, a produção teve que correr após a notícia de que o estádio no qual eles filmariam, não estava mais disponível. O custo extra para alugar outro local urgentemente foi de 532 mil euros, que foram devidamente pagos pela seguradora.
Viu como essa cobertura é interessante? Ela cobre perfeitamente espaços deixados em branco pelas outras coberturas, principalmente com o uso das adicionais.
Não são todas as seguradoras no Brasil que oferecem livremente essas coberturas adicionais para compra. Mas não se preocupe, a Prospecto tem experiência na negociação de compras de exclusões junto às seguradoras, com o uso de cláusulas particulares.
Em termos estatísticos, a cobertura de Despesas Extras chega a representar cerca de 18% do valor do custo da sua produção, por esse motivo algumas seguradoras limitam seu valor em até 25% do custo total do projeto, conforme já falamos no início desse artigo.
Ela tende a ser acionada com uma frequência de 10%, ou seja 1 em cada 10 produções têm algum tipo de problema com suas locações que se traduzem na necessidade de gastos com novos locais para filmar.
Acreditamos que esse número demonstra a importância da contratação dessa poderosa cobertura.
Esperamos que você tenha gostado da nossa série especial sobre a poderosa tríade do seguro de produções audiovisuais.
Te esperamos para o próximo #MondayBlog!
Tenham uma ótima semana, apaixonados!