#MondayBlog

Como funciona a cobertura de RC Cruzada?

blog

Olá!
Chegamos ao nosso último blog do mês de Novembro com a esperança de ter enriquecido a sua vida um pouco mais com esse conhecimento a respeito das coberturas de responsabilidade civil em suas muitas aplicações.
Pois é, caro leitor, esse é o fim do nosso Mês da Responsabilidade Civil aqui no #MondayBlog!

Você se lembra que falamos que o interessante nas coberturas de Responsabilidade Civil é verificar o que é coberto e o que é excluído?
Com base nessa informação, vamos fazer uma retrospectiva dos nossos posts desse mês e completar os espaços em branco da Responsabilidade Civil em uma filmagem, e dessa forma vai ficar bem mais fácil entender a cobertura tema do nosso post de hoje, a RC Cruzada.

O RC Geral/ Filmagem, quando aplicado em um audiovisual, cobre os valores que você deve pagar, legalmente, a terceiros por danos materiais ou corporais causados durante a execução da produção.

Mas essa cobertura cobre TODOS os tipos de danos? Não. Por isso existem as coberturas adicionais.

Dessa forma danos a empregados da produtora possuem cobertura no RC Empregador.
Danos materiais causados de forma involuntária aos bens de prédios e/ou locais pertencentes a um terceiro, são cobertos pelo RC Bens de Terceiro.
Danos causados a edifícios ocupados, para fins da produção, como incêndio, explosões, vidros quebrados, danos por eletricidade e por água recebem proteção debaixo da cobertura de RC Imóvel.
E, danos involuntários materiais e/ou corporais causados a terceiros, decorrentes de acidentes relacionados a circulação de veículos terrestres da produção se encaixam na cobertura de RCVT.
Até aqui tudo tranquilo, certo?

O que acontece se um fornecedor de montagem de cenografia causar um dano ao seu fornecedor de sonografia?

É nessa hora que entra a importante cobertura de Responsabilidade Civil Cruzada!

RC CRUZADA

O que é a cobertura de Responsabilidade Civil Cruzada?
A cobertura de RC Cruzada, dentro de produções audiovisuais e eventos, existe para resolver um grande problema. Ela vem para lidar com danos que possam acontecer entre seus fornecedores durante a sua produção.

Ou seja, essa cobertura enxerga cada fornecedor previamente informado na contratação do seu seguro como um segurado individual dentro da sua apólice, tornando essa empresa prestadora de serviço em alguém sujeito aos termos, limites e demais condições pré-estabelecidas na cobertura que você, produtor, contratou no seu seguro de produção audiovisual.

Dessa forma, caso um fornecedor cause danos a outro durante a execução de serviços para sua produção cinematográfica, a sua apólice de seguro pode indenizar esse dano involuntário, seja ele material e/ou corporal.

É muito importante ressaltar que esta cobertura só será válida enquanto os segurados estiverem prestando serviços ao segurado principal (individualidade definida na apólice), através de contrato, cessando a cobertura com a rescisão ou término dos trabalhos e/ou do contrato. E caso haja o desligamento de qualquer pessoa física ou jurídica relacionada no contrato com o segurado principal haverá exclusão automática deste no seguro.

A lei impede que pessoas e instituições processem a si mesmas. Em uma apólice de RC comum, onde haja muitos segurados, existe a impossibilidade desses segurados processarem uns aos outros.

Por esse motivo a cobertura de RC Cruzada é tão interessante. Ela permite que cada empresa esteja coberta e ainda possa processar qualquer um dos outros integrantes do conjunto de trabalho dentro de uma produção, em caso de negligências, que gerem dano corporal ou danos a propriedades.

Entretanto, toda empresa deve ter sua própria apólice anual de RC Profissional, independentemente de suas atividades conjuntas no seu projeto audiovisual.

A apólice de RC cruzada existe para garantir a sua proteção quando outras empresas a seu serviço, causam ou sofrem danos cruzados, ou seja, se prejudicam entre si ao trabalhar na sua produção.

Estudo de caso
Vamos ao nosso exemplo. Durante a filmagem de um seriado, o segurado contratou uma empresa terceirizada para cuidar da cenografia e figurino, uma vez que, o seriado era de época e precisava de um cuidado especial e de pessoas que entendessem bem sobre as vestes e objetos utilizados no passado.
Ele também contratou uma empresa de especialistas em iluminação e efeitos especiais. Até aí, tudo bem.
O problema foi que no último dia de filmagem da série, parte da iluminação do set pegou fogo e danificou boa parte dos bens da empresa de cenografia.
Descobriu-se que havia fios soltos e desencapados e que a empresa de especialistas não tomou os devidos cuidados.

Como é acionada a cobertura de RC nesse caso e como seria a regulação?
A empresa de figurinos processou tanto a sua produtora quanto a empresa de iluminação. As bases utilizadas para o processo foram de que, você como produtor deveria ter contratado uma empresa mais cuidadosa e que segue as normas de segurança e não uma empresa despreparada.

Entretanto, você tinha feito sua lição de casa e todas as informações eram positivas.
A negligência foi realmente por parte da empresa de supostos especialistas de iluminação e efeitos especiais.

Portanto, uma vez comprovado que existe um contrato de prestação de serviço devidamente firmado entre sua produtora e as duas empresas envolvidas no sinistro, e confirmado o dano e a culpa, que são a base de qualquer cobertura de responsabilidade civil, a seguradora pagará os danos cruzados causados em nosso exemplo, respeitando o limite máximo de indenização firmado na apólice que sua produtora contratou.

Na verdade, a cobertura de RC Cruzada é uma forma de evitar dores de cabeça desnecessárias. Imagine ficar no meio dessa batalha do exemplo acima? Nada melhor do que jogar essa responsabilidade para a seguradora.

Finalizamos o nosso mês com chave de ouro, não é mesmo?

E não se preocupe, a responsabilidade civil vai continuar fazendo parte da nossa vida e da sua aqui no nosso Blog.

Te esperamos para o nosso próximo #MondayBlog.

Tenham uma ótima semana, apaixonados!

Prospecto Seguros


Saiba mais:
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones
Vida e Acidentes Pessoais