Olá!
Hoje nós vamos continuar a nossa série “Conheça os integrantes da poderosa Tríade do seguro audiovisual”. Na semana passada nós falamos sobre a cobertura de Não Comparecimento e nosso tema hoje é a cobertura de Suporte.
A cobertura de Suporte também tem relação direta com o orçamento do seu projeto, mas a sua força está no fato de que, todo o seu projeto depende da existência e boas práticas no uso do suporte.
Então vamos falar sobre o que é um suporte, o que essa cobertura implica e quais são os seus poderes de atuação dentro do seguro de produção audiovisual.
Você está pronto? Então vamos começar.
O que é um suporte?
Primeiramente, suporte em seguro audiovisual não é um objeto usado para sustentar algo. Usamos o termo suporte para fazer referência ao local no qual a imagem e/ou som capturados ficam guardados para posterior edição. Dessa forma, fica simples entender que o suporte é o HD da filmadora, é o cartão de memória da câmera fotográfica, é o pendrive, e para os vintage, é o rolo de filme, ou o negativo.
O que é a cobertura de Suporte?
A cobertura de suporte, que também é nomeada de seguro de mídias para a produção, nada mais é do que uma cobertura que indeniza prejuízos financeiros decorrentes de perdas, danos físicos ou destruição do seu material gravado, ocorridos por causas externas.
Em quais condições essa cobertura pode ser acionada?
Imagine, que você filmou um seriado, sem parar por uma semana, e no fim desse período foi editar o material, mas para seu desespero, percebeu que todas as imagens saíram embaçadas ou com uma mancha, decorrente de um problema durante a captação.
Além de arrancar os cabelos e começar a calcular o quanto vai te custar regravar todo esse material, se você tiver o seguro de produção audiovisual com a cobertura de suporte incluída, você vai poder acionar a seguradora com a ajuda da sua corretora.
Tudo isso, porque a cobertura de Suporte pode ser acionada quando for comprovado defeito na mídia de produção, nas câmeras e demais equipamentos de gravação, defeito no desenvolvimento, na edição ou processamento, e até mesmo, defeitos no software utilizado.
Essa cobertura também funciona para prejuízos causados por deleção acidental do material gravado, exibição acidental à luz do filme virgem ou exposto e, também para casos de corrupção acidental das imagens e dos áudios captados.
Cuidados importantes com o suporte do seu projeto
Em poucas palavras os cuidados com o suporte se resumem em: “Tenha cuidado com o seu equipamento”. E é um pensamento lógico, uma vez que a sua mídia de captação do som e da imagem ficam guardados, na maioria das vezes, dentro da câmera filmadora, o que significa que, se houver umidade dentro do equipamento, por exemplo, há grande chance de ocorrer um problema com seu material captado.
Conheça muito bem quais os padrões aceitos na utilização do seu equipamento, qual a exposição máxima de luz, frio, chuva, vento e areia. Todos os fatores climáticos podem e vão influenciar no bom funcionamento dos seus equipamentos durante as filmagens.
Dá uma conferida nas nossas matérias sobre esse tema, tanto para a questão de câmeras quanto para o uso de drones.
Fique atento pois, se na hora da regulação do sinistro for comprovado que o dano ao material captado foi causado por uso incorreto da câmera, lentes, equipamentos de iluminação ou mídias de produção a indenização será negada. A cobertura de suporte está baseada no dano externo acidental, e não em uso incorreto.
Alguns exemplos de sinistros:
Por conta de um erro acidental durante a filmagem, toda a equipe teve que voltar para a Itália para refilmar o material por dois dias. O custo dessa brincadeira foi de 360 mil euros.
Durante a pós-produção foram comprovados danos no negativo, em um certo pedaço da gravação o dano foi tão sério, que foi necessário gravar um dia de cenas novamente, o que custou 175 mil euros para a produção.
Na gravação do filme Tubarão, as filmagens no mar causaram atrasos e mais atrasos, e um dos principais motivos era o mal funcionamento das câmeras e o consequente problema da mídia captada. Esses problemas de suporte resultaram em uma produção originalmente programada para 55 dias, levando 159 dias para finalizar as gravações. Isso significou, em termos financeiros, o aumento de 5 milhões de dólares sobre o orçamento inicial de 4 milhões de dólares. Muito acima do esperado, não é mesmo?
Estatisticamente falando, a cobertura de suporte é responsável por cerca de 20% das reclamações de sinistro em produções audiovisuais e seu custo indenizatório, atinge cerca de 18% do valor do orçamento final da produção. Então, se seu projeto tiver um problema de produção, e seu orçamento for de 2 milhões de reais, o seu prejuízo sem seguro pode ser de, no mínimo, 360 mil reais. Sentiu o peso no bolso?
Esperamos que você tenha entendido a importância dessa cobertura, pois ela é a base de proteção para a sua produção audiovisual. E não perca nossa próxima cobertura integrante da tríade poderosa, as despesas extras.
Te esperamos para o próximo #MondayBlog!
Tenham uma ótima semana, apaixonados!
Prospecto Seguros
Saiba mais:
Produção Cinematográfica
Drones
Equipamentos
Erros e Omissões
Vida e Acidentes Pessoais