O mês de Dezembro é palco de grandes eventos. E isso no mundo todo!
Por esse motivo, nosso post fala desse produto que garante proteção, segurança e tranquilidade para a realização desses acontecimentos.
Nosso #MondayBlog veio esclarecer como funciona o seguro de eventos, fortemente contratado para cobrir desde celebrações de Natal em empresas e até igrejas, quanto nas maravilhosas exposições de natal nos shoppings e parques das cidades. Ou até mesmo aquelas festas e festivais típicos de Natal e de Fim de Ano.
Dezembro é um mês de festa todo dia, e muitas vezes as pessoas não entendem porque o seguro de eventos é imprescindível, não só nessa época do ano, mas em qualquer evento onde pessoas se reúnam, seja para conversar, aprender, confraternizar e até protestar.
Você conhece o seguro de eventos?
Bora começar, que o blog de Natal está esclarecedor!
O que constitui a organização de um evento?
A maioria das pessoas pensa em evento como algo grande e extravagante, como Rock In Rio. O que não está errado, pois esse festival é um mega evento. Mas um aniversário, ou chá revelação, também é um evento digno de proteção.
E de modo geral, as pessoas focam na superficiabilidade do evento, e não sabem dos detalhes necessários para que um evento seja bem-sucedido.
Para a festa de aniversário de uma criança, por exemplo, os pais precisam sentar e decidir o que fazer, como fazer, onde fazer, quem chamar e quanto podem gastar.
Em megaeventos, você multiplica essa conversa com mais de cinquenta equipes e empresas terceirizadas, que precisam trabalhar e coexistir por meses, antes mesmo da abertura dos portões do evento.
Temos a empresa organizadora, os terceirizados, a segurança, os equipamentos, as licenças e autorizações, o local do evento, os artistas, as estruturas a serem montadas, e um orçamento muito bem estruturado.
E o seguro entra para proteger absolutamente todos esses aspectos, desde o início da pré-produção do evento, até o último instante da desmontagem do evento e devolução de equipamentos e estruturas.
O princípio da Responsabilidade
Muitos corretores vendem o produto de seguro de eventos, levando como carro chefe o “princípio da responsabilidade”. O que faz sim, muito sentido, entretanto não é no RC que o organizador do evento sofre as maiores perdas financeiras, existem outros perigos mais custosos, que vamos falar mais a frente.
Mas você deve estar se perguntando o que é o “Princípio da Responsabilidade”, e na verdade é algo muito simples e estabelecido por lei no Brasil.
Funciona assim: Qualquer coisa que acontecer em um evento no qual você seja o responsável (produtor), a culpa desse dano, acidente, morte, prejuízo é sua.
Não tem onde se esconder. Você reuniu pessoas e fez um evento, faça de tudo para garantir segurança, porque de uma forma ou de outra você será legalmente responsável se algo der errado.
E esse é o atrativo do combo de coberturas de RC, que cobrem o organizador, em forma de reembolso de qualquer prejuízo financeiro decorrente de danos decorrentes de culpa da sua organização, desde que essa culpa seja não intencional.
O orçamento do evento
É aqui que mora o verdadeiro perigo financeiro para qualquer organização de evento.
Quando falamos de orçamento do evento, estamos falando tanto dos custos, ou melhor dizendo, os gastos para realizar o evento, quanto o lucro esperado no final da empreitada.
E nesse ponto, o produto de eventos é formado por uma tríade poderosa de coberturas que vai proteger o seu capital de perdas, caso o seu evento seja cancelado inesperadamente por algo fora do seu controle.
Por exemplo a cobertura de Condições Climáticas, quando contratada, garante indenização do seu custo e, em alguns casos, do lucro esperado, caso no dia do seu evento aconteça uma tempestade absurda e não seja possível realizar o que foi programado.
Ou até mesmo, em caso de um show de um determinado artista, e o mesmo fique doente, sofra um acidente e o evento tenha que ser cancelado e/ou adiado, por conta desse imprevisto.
Então, se seu evento é relativamente caro para realizar, é interessante conversar e entender como essas três coberturas podem te ajudar, a saber: Cancelamento, Condições Climáticas e Não Comparecimento.
O público espectador
A cobertura de RC Eventos é de contratação obrigatória em diversos estados brasileiros, por lei, assim como a cobertura de Acidentes Pessoais.
Essas duas coberturas devem sempre estar presentes na sua apólice, caso você vá realizar um evento, mesmo que o seu estado não obrigue a contratação delas.
Isso se deve ao fato de que, acidentes em eventos são fatos da vida e a melhor coisa é evitar dores de cabeça que envolvem o seu público, tanto por problemas financeiros, quanto de imagem e principalmente jurídicos.
Caso o pior aconteça, pode ter certeza de que um juiz certamente será mais generoso com um organizador que se preocupou em contratar proteção para o seu público, na forma de AP e RC.
A equipe
As pessoas que trabalham diretamente para a produtora do evento ou de forma terceirizada, também devem estar protegidas pelas coberturas de RC Empregador e Acidentes Pessoais.
Essas pessoas estão mil vezes mais suscetíveis a quedas, acidentes e demais problemas, durante as suas extensas horas de trabalho, e em muitos casos, devido a correria.
Pessoas que trabalham com empresas que se preocupam com o bem-estar delas, tendem a trabalhar melhor e se dedicarem mais, pois sabem que são importantes para a organização, e além disso, um bom organizador de evento sabe evitar dores de cabeça ao garantir proteção e cuidados para todos os envolvidos em seus eventos.
Toneladas e mais toneladas de equipamentos
Monta estrutura, desmonta estrutura, aluga equipamento, instala, devolve.
O seguro de eventos é multirrisco e cobre todas as facetas dos seus equipamentos, sejam eles próprios (da empresa) ou alugados, além das estruturas, instrumentos musicais, equipamentos eletrônicos, figurino, objetos de decoração e muito mais.
E a cobertura é para roubo, dano, por toda a duração do evento, desde a montagem até o último dia da desmontagem, podendo ser estendida para os transportes de entrega e devolução dos mesmos.
Você já sabia que o Seguro de Eventos era assim, bem completo?
Esperamos que você tenha gostado do nosso post de Dezembro e que, a próxima vez que for realizar um evento, lembre-se de contratar o seu seguro com a ajuda de uma corretora que sabe o que é necessário para te proteger em todos os aspectos.
A Prospecto Seguros é essa corretora.
E não falamos isso de forma leviana, realmente somos umas das poucas corretoras no mercado com experiência para te auxiliar na contratação certa do seu seguro de eventos!
Vai Celebrar? Conte com a Prospecto!
Esperamos você em nosso próximo #MondayBlog.
Agora só em 2023!! Nos vemos no ano que está chegando.
Nós da Prospecto desejamos que seu Natal e Ano novo sejam Maravilhosos!
Prospecto Seguros
Saiba mais:
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones
Vida e Acidentes Pessoais