#MondayBlog

Como funcionam as coberturas de RC Bens de Terceiro e RC Imóvel?

blog

Olá!
Como você já sabe, esse mês de novembro é o Mês da Responsabilidade Civil aqui no #MondayBlog!
E dando continuidade as multifaces dessa cobertura, hoje nós vamos falar sobre duas coberturas, que se complementam e que estão diretamente ligadas à posse de bens de terceiros, bens esses que você utilizará na sua produção.

Estamos falando das coberturas de Responsabilidade Civil Bens de Terceiros e Responsabilidade Civil Imóvel.

Você se lembra, caro leitor, que explicamos que as coberturas de responsabilidade civil dentro de seguros multirriscos como eventos e audiovisuais tendem a se completar e que era muito importante entender as exclusões do RC Geral/Filmagem para compreender quais coberturas adicionais são essenciais para o seu tipo de risco?

Chegou a nossa hora de provar essa afirmação. O RC Filmagem cobre danos a terceiros, mas não cobre danos causados aos seus empregados, essa é a função do RC Empregador, conforme já explicamos no nosso primeiro post desse mês, “Como funciona a cobertura de Responsabilidade Civil Empregador e o que Alec Baldwin tem a ver com isso?”.

Essas duas coberturas complementares ao RC Filmagem que vamos explicar hoje, são em sua essência, fundamentais para sua proteção financeira total em uma produção audiovisual.

Você está pronto?

RC BENS DE TERCEIROS

O que é a cobertura de Responsabilidade Civil Bens de Terceiro?
Essa é uma pergunta muito interessante, pois a cobertura de RC Bens de Terceiro parece ser alto explicativa, não é mesmo? Se fôssemos seguir uma lógica simples, a cobertura deveria ser aplicada e válida para todo bem ou propriedade de um terceiro.
Mas quando falamos de RC não podemos esquecer das exclusões, pois a lógica das coberturas de responsabilidade civil é aplicada da seguinte forma, cobre-se todo dano a propriedade de um terceiro, exceto aquilo que foi excluído.

Por exemplo, o RC Bens de Terceiro não cobre danos causados a imóveis, e o local que você aluga para filmar, é um bem de um terceiro sob sua custódia. Para cobrir um dano causado a estrutura de um imóvel, será necessária a cobertura de RC Imóvel, que é a próxima cobertura a ser comentada em nosso post.

A cobertura de RC Bens de Terceiro foi criada para cobrir, em sua essência, todos os danos materiais causados de forma involuntária aos conteúdos de prédios e/ou locais pertencentes a um terceiro.

E dentro desses danos e/ou perdas, as condições da cobertura claramente especificam que há cobertura aos danos materiais, incluindo explosão, roubo e furto qualificados causados aos bens de terceiros que estejam sob cuidados, custódia e controle do Segurado durante a realização da produção audiovisual segurada.

Estudo de caso
Agora, digamos que você alugou uma casa para filmar seu projeto, e essa casa veio toda mobiliada, e você decide usar essa estrutura da forma como está, não estamos falando aqui dos seus objetos de cena habituais, que a sua produção trouxe para o local, ok?
E sim de bens, objetos e estruturas que já eram do local alugado. E acontecem algumas tragédias durante a filmagem….como será que se comporta essa cobertura hein?

Sua filmagem está indo bem, a casa alugada tem tudo o que você precisava e muito mais. No terceiro dia de filmagem, a produção acidentalmente derrama uma garrafa de vinho sobre o tapete do locatário.
Mais tarde, naquele mesmo dia, ao filmarem uma cena, bateram na luminária de cristal com o extensor de microfone e a coisa toda caiu no chão.
Como se não bastasse, ao voltarem para a propriedade no dia seguinte, encontram a casa com a porta arrombada e alguns dos itens da casa foram claramente roubados.
E agora?

Como é acionada a cobertura de RC nesse caso?
Você entrega a casa de volta para o proprietário, tenta fazer um acordo referente aos danos mas não consegue chegar a lugar nenhum. Exatamente cinco semanas depois da entrega do imóvel, chega uma ação judicial na sua empresa. E nela a solicitação de reembolso pelos danos causados aos bens desse proprietário que falamos anteriormente.
Você vai avisar a seguradora do acionamento e começará o processo de análise debaixo da cobertura de RC Bens de Terceiro.

Como seria a regulação?
Depois de averiguar todos os fatos, caso seja comprovado que você é responsável pelos danos ao tapete e lustre, e também pelo roubo dos demais bens (alguém da sua equipe esqueceu de trancar corretamente o imóvel, por exemplo), o juiz decidirá se cabe a indenização.

Nesse mesmo tempo a seguradora fará sua própria investigação e averiguará se os sinistros têm cobertura na sua apólice. Caso tudo esteja dentro do que consta nas condições do produto, após você pagar o dano, poderá solicitar o reembolso à seguradora.

RC IMÓVEL

O que é a cobertura de Responsabilidade Civil Imóvel?
Já a cobertura de RC Imóvel chega para complementar o RC Bens de Terceiro, uma vez que o RC Imóvel assume os danos exatamente onde a cobertura de bens de terceiro foram excluídas.
A cobertura de RC Imóvel nasceu com o intuito de cobrir os danos causados a edifícios que você ocupou, para fins da produção, no caso de danos como incêndio, explosões, vidros quebrados, e danos causados por eletricidade e por água.

Ah, importante ressaltar que essa cobertura não cobre danos a pisos e nem paredes.
Caso uma situação dessa aconteça, o caminho mais certo será a cobertura de RC Filmagem/Geral.

Estudo de caso
Lembra do nosso exemplo daquela casa maravilhosa em que você estava filmando, vamos continuar usando ela como cenário e explicar essa nova cobertura.

Imagine, então, que vocês decidiram colocar uns quadros nas paredes da casa e por puro azar acertaram um cano de água, e foi aquela inundação!

Na loucura de tentar parar a água, caiu um equipamento e quebrou o vidro da janela da sala.

E você já está começando a considerar se a casa não é mal assombrada, não é mesmo?

A verdade é que nosso exemplo é uma compilação de sinistros que já cuidamos, por isso somos tão insistentes em dizer que seguro audiovisual é uma real necessidade, pois acidentes desse tipo acontecem MUITO em filmagens.

Como é acionada a cobertura nesse caso?
Como toda cobertura de RC, é necessário que o terceiro prejudicado te acione legalmente. A partir daí, tudo pode ser resolvido amigavelmente através de um acordo entre as partes, ou de forma mais litigiosa, com uma sentença dado por um juiz.

De qualquer forma, tudo isso só terá cobertura se, primeiro você tiver a contratado a cobertura de RC Imóvel na sua apólice e, também, se for comprovada a sua CULPA nos danos causados.

Se essas duas questões estiverem presentes, então a seguradora te reembolsará tranquilamente no final do processo.

Como seria a regulação?
Considerando que você tem a cobertura no seu seguro contratado, acontecerá a verificação habitual dos fatos. O regulador preparará um relatório, com o valor do prejuízo apurado, e o valor real do dano. E, tomará que você tenha o valor de importância segurada necessário para cobrir todos os reparos aos bens.

Uma vez que nosso exemplo foi bem simples, não há dúvida que dano por água e quebra de vidro são riscos cobertos. Dessa forma, não haverá complicações e nem surpresas nessa regulação imaginária.

Gostou de saber mais sobre essas duas coberturas adicionais ao RC Filmagem?
Se prepara porque semana que vem vamos falar de RC e Veículos terrestres, com duas coberturas: RC Veículos Terrestres a Serviço da Produção e RC Garagista (para eventos).

Te esperamos na próxima semana para darmos continuidade ao nosso Mês da Responsabilidade Civil aqui no #MondayBlog.

Tenham uma ótima semana, apaixonados!

Prospecto Seguros


Saiba mais:
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones
Vida e Acidentes Pessoais