Olá!
Todo mundo sabe que os meses de dezembro até meados de maio, são meses de muita chuva aqui no Brasil!
É quase como se tivéssemos como trilha sonora constante aquela música do Capital Inicial...
“Mas só chove e chove
Chove e chove….”
Chuva é gostoso pra dar um refrigério no nosso calor de verão, mas essa combinação de chuvas, calor e umidade são um verdadeiro pesadelo para equipamentos audiovisuais.
Por esse motivo, nós da Prospecto corremos atrás de informações para te ajudar a preservar seu equipamento da melhor forma possível e evitar verdadeiros desastres!
Com a presença das chuvas, as filmagens precisam contar com muito mais do que capas de chuva pessoais, guarda-chuvas e botas. Existem ações extras que todo bom profissional de audiovisual deve realizar, para preservar seus equipamentos.
Os principais problemas que podem afetar seu equipamento audiovisual quando há a combinação de chuva, calor e umidade são:
Manchas na tela de seus displays de LED/LCD
Ocorre devido ao excesso de umidade no ambiente. Essa situação pode degradar a sua imagem captada ou até mesmo “matar” a sua tela, o que só se resolve com uma substituição de ecrã.
Mal funcionamento do equipamento
O mal funcionamento se dá devido a falhas nos componentes internos, como capacitadores e podem ser evitados com limpeza de poeira e umidade com um pano seco e macio que deve ser utilizado em seus equipamentos antes e após seu uso.
Corrosão acelerada de terminais e portas devido à umidade
Todas as superfícies de contato, como plugues e tomadas podem ser corroídas em condições de alta umidade, atrapalhando a passagem de energia e afetando o desempenho do sistema.
Presença de mofo ou fungo
Cuidado também com o local onde você armazena seus equipamentos audiovisuais, uma sala onde existe a presença de mofo ou fungos vai danificar seriamente o seu equipamento. Escolha sempre lugares bem arejados e limpos.
Umidade
Use pacotes de sílica gel perto das entradas de ventilação em todos os equipamentos, ou considere a instalação de um sensor de umidade para garantir a ventilação quando a umidade ficar alta.
Essas ações de proteção para seus equipamentos são fundamentais, úteis e válidas, mas o que você pode fazer caso tenha que filmar na chuva?
Existem outras formas disponíveis para proteger sua câmera e demais equipamentos quando se molhar é obrigatório para conseguir a cena desejada pelo diretor.
Para cenas com chuvas fracas aconselhamos o uso de capas de chuva Ruggard que embora projetadas para uma DSLR com unidade de flash, cabem em uma câmera DSLR, mirrorless ou pequena no estilo cine.
Você pode dobrar a manga superior sobre um pequeno monitor integrado ou outro acessório em vez de uma unidade de flash. As capas para câmeras e bolsas vêm em uma variedade de estilos e preços acessíveis, permitindo que você escolha o nível de proteção de que precisa.
Outra opção é utilizar um filtro de vidro transparente em uma caixa fosca para proteger a frente de sua lente da chuva ou spray de água, preservando sua imagem, sem distorção.
Agora caso a chuva seja mais extensa ou forte, o ideal é investir em um daqueles guarda-chuvas especiais para câmeras ou até mesmo instalar uma barraca, quando a filmagem vai demorar muito para terminar.
Caso o equipamento entre em contato com água, seque muito bem e preserve em um local limpo, seco e com ar-condicionado constante.
Outra medida fundamental é colocar portas de proteção contra poeiras em todas as entradas e saídas de seus equipamentos.
Use seus equipamentos com regularidade, e ligue-os de vez em quando, para evitar que parem de funcionar para sempre.
E finalmente, mas não menos importante, uma outra ação que não pode faltar é contratar um bom seguro para quando um imprevisto acontecer e você precisar trocar uma peça, ou adquirir um novo equipamento devido a algum acidente.
Proteja os seus bens da forma correta, a Prospecto está à disposição para te ajudar a encontrar o melhor seguro para suas necessidades.
Te esperamos para o nosso próximo #MondayBlog.
Tenham uma ótima semana, apaixonados!
Prospecto Seguros
AVISO LEGAL
Esse post foi criado através de pesquisa em websites, sob a lei de direitos autorais "Uso Justo", uma vez que os materiais de pesquisa se encaixam em assuntos de conhecimento público.
Saiba mais:
Vida e Acidentes Pessoais
Eventos
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones