Olá!
O tempo está passando rápido para você também, caro leitor?
Para nós da Prospecto, parece que metade de 2022 passou em um piscar de olhos e tanta coisa aconteceu nesse período! E no meio dessa correria, chegamos a mais um #MondayBlog e a pausa é obrigatória para tomar um cafezinho, ou chá e se informar aqui com a gente.
No tema de hoje decidimos voltar ao básico, e te explicar sobre o Audiovisual. Afinal de contas, segundo o Google, cerca de duas mil pessoas por dia fazem a seguinte pergunta na plataforma: “O que é Audiovisual?”, e vamos aproveitar essa oportunidade para não somente responder essa pergunta, mas também te mostrar todo o fascinante universo no qual audiovisual está inserido.
Audiovisual – O que é?
Essa é a pergunta da vez e a resposta é tanto simples quanto complexa. Simples porque a própria palavra nos dá uma dica do que ela significa, e complexa porque ela transcende o seu significado na prática.
O termo Audiovisual é a junção de duas palavras “audire” e “videre” do latim, que significam respectivamente, ouvir e ver. Então de forma simplista, podemos te dizer que audiovisual é um meio de comunicação onde dois sentidos humanos são engajados, a visão e a audição.
Em outras palavras, trata-se de um meio de comunicação no qual ocorre a utilização conjunta de elementos visuais e sonoros.
Entretanto, se você conversasse com alguém em meados de 1970, e fizesse a pergunta título desse post, a pessoa te daria uma resposta um pouco diferente. Isso se dá pelo fato de que naquela época audiovisual era a forma pela qual os vídeos de propaganda institucional eram conhecidos. Ou seja, na década de 70 “audiovisual” era como o mercado publicitário chamava os vídeos de propaganda que não se destinavam à exibição em televisão, sem fins lucrativos, que estabeleciam uma imagem favorável para as marcas, empresas ou instituições.
Uma década mais tarde, nos anos 80, audiovisual era a palavra que designava um tipo muito específico de apresentação pública, a diaporama, que consistia na projeção sequencial de slides com som sincronizado.
Agora que você já sabe como o audiovisual era visto no passado, vamos te contar o que ele representa hoje. Na verdade, o audiovisual é um grande guarda-chuva debaixo do qual, várias formas de expressão cultural se abrigam.
Expressão esta que tem como base a nossa realidade. Você já ouviu falar que a vida imita a arte, ou vice-versa?
Quando paramos para pensar, essa frase tem muito mais sentido quando unimos o significado da palavra audiovisual. Sabe por quê? Do que é constituída a nossa realidade? De imagens e sons!
Então, de fato o audiovisual é a comprovação de que tanto na vida quanto na arte, a linguagem audiovisual (visual + sonora + verbal) faz parte do nosso dia a dia, e isso sem pegarmos em uma câmera ou equipamento de som.
Ainda mais quando ampliamos esse leque e passamos a olhar para todas as formas de mídia nas quais essa junção é manifesta.
Portanto, audiovisual é a junção de som e imagem para comunicar algo a alguém.
Qual a abrangência do audiovisual?
Você se lembra da primeira imagem que te tocou? O primeiro filme que assistiu? Devido a enorme quantidade de consumo da nossa época de conteúdo audiovisual, talvez você já não se lembre mais, mas isso não importa. Pois na verdade, seu primeiro contato com um filme, desenho ou foto, deixaram uma impressão no seu inconsciente, te moveram de alguma forma, te informaram. Esse é um processo natural, automático e esse é o poder do meio audiovisual.
Quando falamos da abrangência do audiovisual, estamos nos referindo aos meios pelos quais essa junção são percebidas, tais como a televisão, o cinema, a internet, os games, entre outros. Mas ao nos aprofundarmos, percebemos que o rádio, o jornal, as revistas também são parte desse universo.
Como assim? Revista não tem som e rádio não tem imagem!
Lembra que falamos que audiovisual é simples e complexo? Eis aí a complexidade do termo.
Uma vez que o audiovisual é a junção do áudio e do vídeo, tanto um como o outro, ainda que isoladamente continuem pertencendo a esse meio.
Portanto, o audiovisual, hoje passou a caracterizar o conjunto de todas as formas de comunicação, tecnologias e produtos de som e imagem, unidos ou em separado, abrangendo então o cinema ficcional ou documental, a televisão aberta ou fechada e todos os seus gêneros, o vídeo analógico ou digital, de alta ou baixa definição, a videoarte e o cinema experimental, a animação tradicional ou computadorizada e também formatos mais ou menos autônomos como o comercial de publicidade, o videoclipe, os programas de propaganda política, o videogame, as transmissões ao vivo em circuito fechado, os vídeos feitos para exibição na internet ou em telefones móveis, fotografias, revistas, jornais impressos, internet, metaverso e muito mais.
Algumas curiosidades interessantes são que, no ramo securitário, o audiovisual é visto em sua forma mais abrangente no seguro de produções audiovisuais, com a inclusão de sessão fotográfica como parte coberta no produto.
No meio acadêmico boa parte dos cursos que outrora eram de formação em cinema transformaram-se nos últimos anos, em cursos de audiovisual, reconhecendo e reforçando educacionalmente a força e alcance do audiovisual.
Já nos festivais as obras audiovisuais continuam sendo especificamente conteúdos de cinema e de vídeo, isoladamente ou combinados.
Qual o papel do audiovisual?
Agora que já esclarecemos o que é audiovisual, e sua abrangência, chegou a hora de nos perguntarmos qual é o papel dele na nossa vida.
A linguagem audiovisual é resultante, em sua forma mais expressiva da junção de três tipos de linguagem: a linguagem verbal, a linguagem sonora e a linguagem visual. Em conjunto essas linguagens transmitem uma mensagem específica.
E é na mensagem que está o poder do audiovisual. Ao engajar concomitantemente os olhos e os ouvidos, a mídia audiovisual possibilita o envolvimento de quem a assiste, onde o espectador não necessita recriar uma realidade imaginada. O audiovisual então contagia o público, leva-o a diversas emoções e reflexões. De forma intencional ou não, o audiovisual faz com que vejamos a realidade pelo olhar de outros, e isso implica no cuidado para se realizar uma análise distanciada e crítica, a fim de que não sejamos conduzidos a ideias e visões de mundo previamente elaboradas e que podem ser tecnicamente construídas para manipular as pessoas.
O papel do audiovisual, caro leitor, se resume a ser uma importante ferramenta de educação, cultura, informação, entretenimento e mobilização social.
Você sabia tudo isso sobre o audiovisual?
E lembre-se, vai produzir um audiovisual?
A Prospecto Seguros é especialista em seguros de produções audiovisuais!
Te vemos em um próximo #MondayBlog!
Prospecto Seguros
Saiba mais:
Erros e Omissões
Equipamentos
Produção Cinematográfica
Drones
Vida e Acidentes Pessoais