Olá!
Hoje é dia de #MondayBlog e estamos muito felizes em ter você aqui.
Como você já sabe, caro leitor, nossa especialidade são seguros de riscos especiais, e somos uma corretora apaixonada pelo que faz.
É extremamente satisfatório encontrar o produto certo, com coberturas que atendem perfeitamente nossos clientes e também ver todo o processo de realização dos projetos.
Ler o roteiro de futuros projetos, analisar os riscos junto com você, acompanhar tudo desde a pré-produção e caminhar junto até a entrega do trabalho é uma experiência realmente única.
Cada job segurado nos faz ficar ainda mais apaixonados pela arte produzida por nossos clientes e acabamos nos interessando pelo que faz produções darem certo, o que faz um diretor ser bem-sucedido, o que emociona o público, como deve-se cuidar de equipamentos, e tantas outras coisas relacionadas a esse meio.
Em nosso post hoje, queremos compartilhar com vocês, algumas dicas do que acreditamos ser a marca de um diretor de cinema de sucesso! Olhamos para grandes nomes como Spielberg, Quentin Tarantino, Guilherme Del Toro, Fernando Meirelles, Daniel Filho, Carla Camurati e muitos outros para tentar descobrir o que faz um profissional do audiovisual brilhar.
Vamos aprender um pouco com quem já está no topo?
SEJA AMBICIOSO
Steven Spielberg
Segundo Spielberg o segredo está em olhar para o que foi feito, como os gênios do passado conseguiram resultados fantásticos e então sair para fazer do seu jeito, só que melhor. Assista aos filmes antigos, observe a técnica aplicada, a linguagem escolhida, e então com seu olhar refinado, e com base no que você aprendeu com os grandes mestres, supere-os. Não imagine que você não é capaz, seja ambicioso.
FAÇA FILMES SEMPRE
Sam Raimi
Escreva todas as noites, junte um grupo de amigos atores e filme o que escreveu de forma rudimentar mesmo. Hoje é fácil editar e arrumar o som pelo computador, e então deixe o publico ver seu trabalho.
Esse é o conselho de Sam Raimi, escrever e fazer filmes, constantemente, sempre buscando aperfeiçoar seu trabalho com base na reação das pessoas. Para ele, é fundamental perceber se a sua mensagem alcançou o público da forma desejada, se você está comunicando suas ideias da forma correta.
Se seu projeto não conversou com a audiência, melhore sua comunicação!
Se o objetivo foi alcançado, então faça ainda melhor em seu próximo projeto.
NÃO EXISTE TRABALHO RUIM
Sidney Lumet
Para Sidney Lumet um bom profissional de audiovisual não se permite trabalhar somente com um tipo de mídia. É preciso fazer filmes de ficção, documentários, comerciais de TV, animações. Esteja sempre aberto a trabalhar com tudo, pois essa prática e diversidade vão treinar os seus olhos e aperfeiçoar sua técnica.
Não existe essa de trabalho ruim em audiovisual. Existe somente trabalho.
APRENDA A OUVIR E A DIZER NÃO
Guilhermo Del Toro
Aprenda a ouvir e então aprenda a dizer não, esse foi o conselho de Guilhermo Del Toro em uma Comic Con. Para esse diretor, é preciso ouvir as pessoas com quem você trabalha, ouvir o filme a medida que ele vai sendo filmado, mas também é fundamental saber quando dizer não para algumas ideias, sejam elas suas ou de outras pessoas.
Equilibrio é fundamental pois um diretor toma milhares de decisões por dia em um set de filmagem e algumas vezes é díficil saber se você está progredindo ou desfazendo o que foi escrito.
Interessantemente, esse pensamento é compartilhado pela diretora Kelly Reichardt, que acredita que “o filme se revela a medida que se filma, então ouça o seu filme enquanto produz”.
NÃO DEIXE A COMPETIÇÃO TE PARAR
Robert Rodriguez e Quentin Tarantino
É importante estar ciente da existência da competição lá fora, mas esse conhecimento não deve ser um paralisador, e sim um incentivador.
A realidade dos nossos dias é que qualquer um pode ter uma câmera e pode inclusive aprender a editar filmes online, mas isso não quer dizer que o conteúdo produzido seja bom.
Por isso, não deixe a competição te parar e continue produzindo bons trabalhos, até as pessoas te notarem. Você pode ter em mãos um projeto transformador, por isso não desista.
SEJA CONFIANTE MAS NÃO ARROGANTE
Kenneth Castillo
Existe uma tênue linha entre a confiança e a arrogância, para o diretor Castillo, o profissional confiante sabe o que quer chegar e consegue manter o time unido a ele nessa visão sem pisar nos outros.
Por isso é fundamental comunicar seu objetivo de forma muito clara e precisa, e evitar passar a linha para a arrogância habitual de quem trabalha com arte.
PERFEIÇÃO É UMA ILUSÃO
Park Chan-Wook
Um erro muito comum, principalmente de que está começando no audiovisual é tentar ser perfeito. Escrita perfeita, imagem perfeita, som perfeito.
Mas o perfeccionismo, estudos mostram, não é uma qualidade e sim um causador de ansiedade e de bloqueios criativos.
Caminhar buscando o perfeito prende o bom profissional e impede de terminar o projeto.
Continue como está, termine e depois volte mais tarde e veja se realmente precisa refazer.
SURPREENDA
Fernando Meirelles
“Embora goste também de um bom texto clássico, acho que ser surpreendido é uma condição importante para me fisgar.”
Para Fernando Meirelles o que o bom profissional deve buscar é a capacidade de surpreender a audiência, pois para ele parece que já exploraram todas as possibilidades de contar uma história em 90 minutos ou menos em nossos dias.
Não seja previsível.
TENHA CONSISTÊNCIA
Daniel Filho
Não acredite que você é bom e estacione nessa posição que está hoje. Trabalhe consistentemente, sem pretensão, comunique-se com seu público, conte histórias que emocionem as pessoas.
Abandone a pretensão e continue comunicando e revolucionando a sua forma de falar através das câmeras. Seja competente, constante e termine o que começou, sempre.
Para Daniel Filho, “o bom é quase uma questão de sorte”.
SEJA APAIXONADO
Carla Camurati
Declaradamente apaixonada por cinema desde os 7 anos de idade, Camurati acredita que um profissional verdadeiramente apaixonado por cinema vai ser feliz em qualquer função que realize em uma produção.
E ela pode afirmar isso, pois já produziu, distribuiu, escreveu e atuou em sua longa caminhada nesse ramo. Ela atuou de costas no “Carlota Joaquina” pois faltou uma figurante.
SEJA PERSISTENTE
Prospecto Seguros
Para nós, que observamos o ramo de produções audiovisuais, acreditamos que uma das marcas do profissional bem-sucedido é a persistência.
É necessário continuar na caminhada, sendo criativo e responsável e se aliando a outros profissionais que possam te ajudar a alcançar seus objetivos.
Então, não importa se você é um diretor, produtor, operador de câmeras, fotógrafo, roteirista ou qualquer outro profissional desse ramo, você tem o potencial de ser mais, de ser brilhante, de tocar e transformar a vida de pessoas com a sua arte.
O que você achou do tema desse #MondayBlog?
Qual é a principal característica de um profissional de audiovisual de sucesso na sua opinião?
Tenham uma ótima semana.
E lembre-se que quando o assunto for proteção, nós da Prospecto somos os especialistas que você precisa!
Prospecto Seguros
AVISO LEGAL
Esse post foi criado através de pesquisa em websites, sob a lei de direitos autorais "Uso Justo", uma vez que os materiais de pesquisa se encaixam em assuntos de conhecimento público.
Saiba mais:
Vida e Acidentes Pessoais
Eventos
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones