Olá!
Nosso #MondayBlog do mês vai ser polêmico!
Constantemente vemos o “jeitinho” brasileiro se manifestando nos sets de filmagem e depois assistimos o drama que se desenrola quando um dano ocorre a um equipamento ou objeto de uso pessoal durante uma filmagem.
Sabe aquela cena que precisa de um celular específico, na cor “x”, e seu assistente de produção acabou de comprar exatamente um do jeito que você pensou? Daí, um minuto depois, o celular está na mão do ator, como um objeto de cena. Tudo lindo até o tal ator tropeçar, cair e a tela do celular novinho do seu funcionário se partir em mil pedaços.
Ou, por exemplo o celular some no set, ou é roubado, ou qualquer um de diversos cenários distintos, totalmente possíveis de acontecer.
A grande pergunta nesse caso é, o dano que ocorreu a esse celular durante a filmagem da cena é sua responsabilidade Produtor? E a resposta, curta e clara é um expressivo: SIM.
Agora vem a segunda pergunta, o seu seguro vai cobrir esse dano, produtor? É muito provável que a resposta seja: Não.
Notou a diferença entre responsabilidade e a existência de cobertura securitária presente em nosso exemplo acima? É por isso que fica polêmica a nossa discussão.
Muitos produtores audiovisuais pensam que, uma vez que a sua equipe já contratou o seguro para seus próprios equipamentos, eles não precisam incluir esses equipamentos na apólice de seguro de suas produções.
E esse é um caminho perigoso a ser trilhado. É sedutora a ideia de que você não precisa cobrir duas vezes um equipamento, mas a dor de cabeça pode ser incomparável em caso de sinistro mais tarde.
Pense assim:
Se alguém da sua equipe estiver filmando um projeto dele e estiver usando todos os seus próprios equipamentos e tiver cobertura de seguro, tudo o que ele precisa é de cobertura de responsabilidade por qualquer dano que possa causar no local durante as filmagens, bem como contra danos pessoais.
No entanto, para o SEU filme produtor, você precisa fornecer um seguro para cobri-los. Esse é o SEU trabalho, não o deles.
Caso você queira ou precise usar um objeto ou equipamento eletrônico de uso pessoal de alguém da sua equipe, estabeleça um aluguel do bem, por escrito, com início e fim de data de uso, e inclua o item na sua lista de equipamentos para informar sua inclusão no seguro junto ao seu corretor.
Dessa forma, você terá cobertura securitária no momento certo, do jeito correto.
O melhor dos mundos é não cruzar essa linha e usar somente o que é de propriedade da produção, mas caso não seja possível, registre o uso, alugue o equipamento e inclua no seu seguro.
Caso haja dúvida de quando você, como produtor é responsável por algum dano ou perda, converse com um de nossos especialistas, nós da Prospecto teremos prazer em te ajudar a entender como se proteger e o que de fato é sua responsabilidade, e o que o seguro cobre, ou não, em qualquer dada situação.
Agora a nossa dica é, como regra de ouro, se aconteceu no seu set de filmagem, a responsabilidade é sua. Depois será visto se houve falha, erro, negligência ou se foi proposital, mas qualquer juiz brasileiro vai imputar a responsabilidade sobre a produção.
Por isso, sempre dizemos que ser pró-ativo e contratar um seguro completo é a melhor defesa que uma produtora audiovisual pode ter.
Vai filmar? Conte com a Prospecto!
Esperamos você em nosso próximo #MondayBlog.
Prospecto Seguros
Saiba mais:
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones
Vida e Acidentes Pessoais