#MondayBlog

Sinistros que viraram notícia no mês de Agosto de 2021

blog

Olá!
Seja muito bem- vindo à nossa segunda edição sobre sinistros que fizeram notícias em 2021.
No post de hoje, vamos falar do que aconteceu em agosto e prepare-se porque o #MondayBlog chegou animado!

Conforme falamos em nossa última publicação O que são os salvados e como funciona a sub-rogação?, nesse mês de setembro vamos focar em temas relacionados a sinistros. Até porque o real motivo do seguro existir é porque acidentes, danos e avarias acontecem.

Então, nós da Prospecto, acreditamos ser importante demonstrar que sinistros acontecem diariamente sim, e que nós estamos preparados para te ajudar nesse momento que pode ser muito complicado, sem uma consultoria que saiba o que está fazendo.

MUITOS CASOS DE E&O
Parece que o mês de agosto e o início de setembro desse ano foram meses marcados por várias matérias retratando situações que cairiam como belos sinistros de Erros e Omissões, com acusações de plágios, calúnias, falhas médias e danos morais!

Outro fator que tem contribuído para sinistros são as condições climáticas. O mundo está uma loucura, com enchentes, furacões e terremotos disparando e causando danos em todos os lugares. Talvez essa seja uma prática somente da Prospecto, mas quando lemos notícias sobre tragédias relacionadas ao clima, depois da primeira reação de tristeza pelas pessoas e animais atingidos, logo pensamos, gente qual será a seguradora que vai pagar por esse sinistro?

Mas, enfim, vamos as notícias de agosto e nossa visão de possíveis sinistros!

blog

ADELE E MARTINHO DA VILA
Erros e Omissões

Essa história foi retratada na revista Veja, e segundo a matéria o músico que moveu a ação contra a cantora, Toninho, apresentou provas de que 87% da música “Million Years Ago” da Adele são cópia da música “Mulheres” de Martinho da Vila.
Nós não aguentamos de curiosidade e fomos ouvir, e não é que parece mesmo?
Dá uma checada abaixo e nos dê sua opinião, ok?
Mas, seja essa acusação confirmada como justa e reta, ou não, o fato de se levantar a polêmica de plágio, já é suficiente para esse caso entrar no rol de erros e omissões, do produto de mídia, uma vez que, esse produto cobre processos judicias provenientes de acusações de plágio, que forem resultado de erros honestos. Então, caro leitor, esperamos que a Adele e a Sony tenham um belo seguro de E&O para lidar com essa acusação de plágio. Nesse caso, a cobertura acionada seria a de: Calúnia, Injúria e Difamação!





blog

FELIPE NETO E DEPUTADO CARLOS JORDY
Danos Morais e Calúnia – RC Profissional

O deputado Carlos Jordy terá que pagar, por determinação da Justiça, uma indenização ao influenciador Felipe Neto. O Youtuber sofreu danos morais por parte das ações do político que o associou ao Massacre de Suzano (SP).
O valor da indenização ficou em 35 mil reais, além de uma refração pública por parte do deputado.

Esse é um caso clássico de Responsabilidade Civil Profissional. Será que esse deputado tem uma apólice de RC em mãos?

O dano moral, segundo a justiça, ocorre quando alguém prática uma ação que causa lesão ao patrimônio ou à dignidade de outra pessoa, causando sofrimento psíquico, constrangimento, desconforto e/ou humilhação. Esse dao moral está diretamente ligado a ofensas ao nome ou imagem de alguém, ou à imagem de uma empresa. E não só isso, esse dano pode causar perdas financeiras indiretas à vitima.

Então, quando o deputado Carlos Jordy afirmou que o agressor do caso do Massacre de Suzano era um seguidor de Felipe Neto, e que o youtuber estava ensinando e instigando pessoas a atos de violência, ele não só difamou o influenciador, mas também causou constrangimento. E após a justiça analisar toda a evideência e comprovar que as acusações não tinham fundamento, tudo isso não passou de um ato maldoso de falso testemunho.

Então Felipe Neto, caso tivesse uma apólice de E&O, poderia ter acionado seu seguro para cobrir as despesas judiciais levantadas por calúnia e difamação.
E o deputado poderia tentar usar sua apólice de RC Profissional por conta do dano que ele causou a um terceiro, caso conseguisse provar que ele foi enganado e não foi intencional sua ação de danos morais.

blog

TRAGÉDIA EM CIRURGIA DE MARINA LEBEDEVA
Responsabilidade Civil Profissional Falha Médica

No dia 27 de agosto, a influencer russa Marina Lebedeva morreu durante um procedimento de rinoplastia, ou seja, cirurgia plástica no nariz. A justiça está apurando os fatos mas pelo que tudo indica ela teve uma reação à anestesia, que causou febre durante a cirurgia, e apesar dos esforços da equipe médica no local e da ambulância de emergencia, Marina de 31 anos não resistiu.

Que história triste. Principalmente por ser um procedimento que se popularizou tanto. É por isso que todo estabelecimento médico e todo profissional dessa area precisa ter um seguro de RC Profissional para casos de danos causados por falha profissional. Um processo judicial desse pode falir uma clínica de estética e, caso seja comprovada a negligência, existe a perda de licença do local e do médico responsável.

A clínica está esperando que as investigações sejam concluídas, mas o porta vz da empresa decalrou que todos os procedimentos foram realizados conforme a regulação russa e que se algo de errado aconteceu, seria a primeira vez na história da empresa.

blog

OLIVIA RODRIGO E PARAMORE
E&O – Acusação de Plágio

E temos mais um caso de acusação de plágio e dessa vez a acusada é Olivia Rodrigo. Parece que a música "good for 4" de Olivia foi acusada de ser semelhante à musica "Misery Business" da banda Paramore.

Ao que tudo indica a cantora já se acertou com a banda Paramore, dando crédito retroativo e também pagando royalties. E se ela ainda não tem um seguro de E&O tá mais do que na hora de correr atrás, afinal de contas como afirmou Adam Levile, o processo de criação artístico é muito complexo e nem toda cópia é intencional, muitas vezes podem ser erros honestos.

O que você acha, caro leitor?



blog

SPENCER ELDEN E NIRVANA
E&O – Exploração sexual infantil?

Existem casos de justiça que são no mínimo intrigantes. Quem não se lembra da capa memorável do album do Nirvana que tinha aquele bebê fofinho, nu na piscina, pegando uma nota de um dólar?

Pois é gente, o bebê cresceu e está processando todos os envolvidos na criação e exposição da foto. Spencer Elden, hoje com 31 anos declara que nunca recebeu um centavo pela foto e que seus pais não assinaram nenhum documento de direito de imagem e, ainda por cima diz estar sofrendo traumas devido a ter sua imagem nua por aí.

O famoso bebê de Nervermind, está atrás de uma indenização de 150 mil dólares.

Quando falamos que o seguro de E&O é essencial, não é brincadeira. Você viu quantoa anos esse processo demorou pra chegar? Não é a toa que as distribuidoras e licenciadoras de conteúdo de mídia têm pedido contratos de 50 anos de cobertura no exterior, para o seguro de E&O.

A cobertura de E&O acionada seria de danos morais e estamos super curiosos para ver como esse processo será decidido, pois caso Spencer Elden tenha ganho de causa, nós veremos um novo comportamento no ramo de seguros de Erros e Omissões.

blog

DUDA REIS E NEGO DO BOREL
E&O – Calúnias, injúrias e difamação

Duda Reis e Nego do Borel foram alvo de notícias mais uma vez agora em agosto. Só que dessa vez a acusação veio de Nego do Borel, que acusou a atriz de 31 crimes, incluindo calúnia, injúria e difamação.
A justiça brasileira não deu prosseguimento ao caso, pois a denúncia foi feita meses depois dos supostos crimes terem ocorrido, ou seja, Borel perdeu o prazo para reclamar do que Duda tinha declarado em redes sociais a respeito do motivo do término de seu relacionamento com o cantor.

Quando falamos desse tipo de casos, onde pessoas públicas estão envolvidas, percebemos o quanto os artistas brasileiros precisam contratar já uma bela cobertura de E&O.
O seguro de E&O, ou de Responsabilidade Civil Profissional existem para amparar pessoas do ramo artístico em situações na qual são acusadas de calúnias, injúrias, difamações, plágios e demais situações semelhantes.
Então, nesse caso a Duda Reis, poderia ter acionado seu seguro de RC e a seguradora arcaria com os custos de advogados e do processo judicial.

O que você achou das notícias? Já sabia sobre essas matérias?
O importante sobre o seguro de E&O é que ele é uma cobertura de Responsabilidade Civil ligada a área de midias, mas existem outras profissões que têm a possibilidade de se protegerem de responsabilidades profissionais à danos causados a terceiros de forma involuntária.
Esses profissionais são médicos, educadores, enfermeiros, engenheiros, e muitos outros.

Portanto, se sua profissão pode incorrer em danos a outras pessoas, mesmo que sejam danos psíquicos, fale com a Prospecto, nós vamos te ajudar a encontrar a proteção certa para seu tipo de negócio.

Semana que vem continuamos falando de sinistros, mas dessa vez serão sinistros causados por drones, ao redor do mundo.

Te esperamos para o próximo #MondayBlog.
Tenham uma ótima semana, apaixonados!
Prospecto Seguros


AVISO LEGAL
Esse post foi criado através de pesquisa nos sites abaixo citados, sob a lei de direitos autorais "Uso Justo", uma vez que os materiais de pesquisa se encaixam em assuntos de conhecimento público.

Saiba mais:
Erros e Omissões
Equipamentos
Produção Cinematográfica
Drones
Vida e Acidentes Pessoais