#MondayBlog

7 Principais Perguntas Sobre Seguro de Equipamentos

camera fotográfica com peças

Você está preparado para mais um conteúdo exclusivo do #ModayBlog para você?
Hoje nossa conversa será sobre o seguro de equipamentos, um produto presente no portfólio da Prospecto.

Mais precisamente, vamos compartilhar as principais dúvidas de quem procura por esse produto, com base na nossa experiência.
Vamos acabar com as dúvidas e simplificar o seguro de equipamentos!

COMO FUNCIONA O SEGURO DE EQUIPAMENTOS?
Antes de compreender como funciona o seguro, é preciso entender que equipamentos fazem parte do nosso dia-a-dia, especialmente no ambiente de trabalho. Toda empresa precisa de diversos equipamentoe para executar suas atividades. No meio audiovisual, por exemplo, os equipamentos variam desde computadores a máquinas fotográficas e filmadoras, incluindo smartphones.
O seguro de equipamentos funciona como uma proteção para esses equipamentos de trabalho contra perda ou dano dos bens segurados.

QUANTO CUSTA UM SEGURO DE EQUIPAMENTO?
Os valores e taxas são variáveis, pois cada segurado/empresa é único e as atividades praticadas variam com base nos equipamentos utilizados, por isso é difícil precisar um valor.

QUAIS EQUIPAMENTOS O SEGURO COBRE?
O seguro cobre tanto equipamentos do tipo maquinário, quanto eletrônicos e portáteis. Ou seja, é possível cobrir celulares, notebooks, cameras, computadores desktop, geradores de energia, drones e muito mais.

SE MEU EQUIPAMENTO CAIR E QUEBRAR O QUE ACONTECE?
Se seu equipamento cair e quebrar de forma irreparável, sendo a situação indenizável, a seguradora pagará o valor do equipamento declarado, para que você possa fazer a reposição. Já, em caso de conserto, o seguro cobre o custo do serviço a ser realizado.

E SE DEIXAR MEU EQUIPAMENTO NO CARRO E ELE SUMIR?
Esse tipo de situação normalmente cai em furto simples, e o seguro não vai cobrir essa perda. Para que haja cobertura é necessário roubo ou furto qualificado. Você sabe a diferença? Dá uma lida nesse post que explicamos direitinho como o seguro se comporta mediante desaparecimento inexplicável.
Dica de ouro: Não deixe seus equipamentos no carro!

TEM COBERTURA PARA DANOS COM ÁGUA?
Preste muita atenção nas exclusões do seguro de equipamento quando for contratar, a via de regra, a cobertura contra danos causados por água não faz parte das coberturas básicas do produto, mas essa cobertura pode ser contratada. Solicite essa inclusão ao seu corretor.

O DRONE É UM EQUIPAMENTO?
Sim, o drone é um equipamento, mas precisa de outros seguros para ser funcional. Dentro do produto de Equipamentos, seja o anual ou por projeto audiovisual, a cobertura de equipamento vai cobrir essencialmente o casco do produto.
A situação do uso de drones precisa de mais cuidado, leia nesse artigo e entenda como funciona segurar seu drone!

QUAL A VANTAGEM DO SEGURO DE EQUIPAMENTOS?
A grande vantagem está na redução de impacto financeiro, pois mediante um imprevisto de raio, dano com água, roubo ou outro tipo de problema, que signifique a perda de equipamentos, uma empresa sem essa proteção securitária, vai lidar com prejuízo em dose dupla: primeiro a perda do equipamento e segundo o tempo de produção comprometido.

Com o seguro, é possível alugar outro equipamento enquanto a situação do que foi danificado e/ou roubado, por exemplo, é resolvido com mais calma. A maioria dos seguros paga esse período de aluguel para que você não fique parado.

Você tem mais dúvidas? Fique tranquilo, nossa equipe está mais do que preparada para responder todas as suas perguntas!
Importante ressaltar que o seguro de equipamento precisará de documentação comprovatória da existência do item, para que não haja problema em caso de sinistro. Então, guarde sua nota fiscal de compra dos equipamentos para não ficar sem indenização depois.
Combinado?

Te vemos no próximo #MondayBlog!

Prospecto Seguros


Saiba mais:
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones
Vida e Acidentes Pessoais