#MondayBlog

CASE MARÍLIA MENDONÇA
UMA VISÃO DO PONTO DE VISTA SECURITÁRIO

Marília Mendonça

Olá!
Quem anda contando os dias para celebrar o Natal e Ano Novo em poucas semanas?
Independentemente de quem celebra ou não esses dias festivos, vamos combinar que a cidade fica muito mais bonita com as luzes de Natal enfeitando todos os lados, não é mesmo?

Quando temos luz, vemos com mais clareza e quando há a união de pequenas luzes, isso por algum motivo aquece nossos corações.

A luz não só ilumina, ela fascina. Não é à toa o fascínio dos homens com as estrelas, sempre tão brilhantes e indiferentes a nós todas as noites.

Talvez seja por esse motivo que cantores, atores e demais ídolos recebam o título de estrelas. Seres humanos como nós, sem dúvida, mas que possuem um pouco mais de brilho, um pouco mais de algo, que assim como a luz, nos atrai até eles.

E, talvez seja devido a esse poder de tudo aquilo que brilha, que seja tão difícil para nós seres humanos aceitarmos quando a luz da vida é apagada e a escuridão da morte se faz presente.

Há pouco mais de um mes, uma dessas brilhantes luzes foi apagada em um trágico acidente aéreo, e a vida e a morte dessa luz junto ao das outras vítimas dessa tragédia, será nosso tema hoje, aqui no #MondayBlog.

Marília Mendonça linha de maquiagem

MARÍLIA MENDONÇA
VIDA & MORTE
A menina Marília nasceu em 22 de julho de 1995, em Cristianópolis no Goiás. Sua família de origem humilde passou por muitas dificuldades e esse foi um dos motivos que levou Marília a começar a fazer pequenos shows em bares.

Em uma entrevista ela compartilhou que um de seus maiores caches antes da fama tinha sido R$ 800,00, que ela usou para pagar três contas de luz atrasada em sua casa.

Mas a sua história é muito impressionante. Tudo começou quando seu avô deu a sua neta um violão de presente de aniversário combinado ao custo das aulas do instrumento, para que ela pudesse cantar na igreja.

Aos 12 anos de idade começou sua carreira de compositora, e sucessos como “É com ela que estou”, “Até você voltar” e “Cuida bem dela” são apenas algumas de muitas de suas composições que viraram grande sucesso, cantadas por outros grandes artistas.

Aos 20 anos, em 2015, após anos de sucesso inegáveis como compositora, Marília decide de fato cantar suas próprias composições, tendo como seu primeiro single de sucesso a música “Eu sei de Cor”. Em 2016 com o sucesso imenso de seus hits ela foi coroada como a Rainha da Sofrência.

Marília foi a artista brasileira mais ouvida no Youtube em 2017 no ranking Brasil, ficando em 13º lugar no ranking mundial. Em 2019, ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja.

Marília Mendonça era conhecida como alguém de grande coração e talento. Um prodígio da música brasileira, um verdadeiro fenômeno nacional, pois conseguiu ficar no topo da música brasileira por 5 anos seguidos.

Foi uma verdadeira estrela, que infelizmente nos deixou muito jovem, cedo demais. No dia 05 de novembro desse ano, o avião no qual estava, junto com seu tio e agente Mendonça, seu produtor e mais dois outros membros de sua equipe, caiu e todos morreram com o impacto.

A reconhecida líder do sertanejo, do empoderamento feminino, se foi de forma trágica e a Prospecto oferece suas mais sinceras condolências a toda a sua família e seus fãs. Assim como as famílias de todas as preciosas vidas que estavam a bordo do avião naquele triste dia.

PONTO DE VISTA DE SEGURO
Como sempre a Prospecto vem falar dessa trágica situação com o intuito de mostrar como o seguro poderia funcionar e quais produtos e coberturas poderiam ajudar no quesito relacionado a finanças.

Não sei se você sabe, caro leitor, mas Marília estava em meio a uma turnê quando tudo aconteceu. No dia do acidente, ela e sua equipe estavam se dirigindo para um show em Caratinga, Minas Gerais.

Os assessores da cantora gostavam de enfatizar que Marília tinha a agenda de shows mais concorrida do mercado, com uma média de 20 por mês. Então nos perguntamos como serão resolvidas as questões de agenda, uma vez que obviamente contratos foram assinados, locais alugados, e shows anunciados, além dos ingressos vendidos. Podendo inclusive ocorrer questões com patrocinadores em alguns casos.

Do ponto de vista de seguro, no que diz respeito aos shows, caso a produtora dela tivesse um seguro de eventos para toda a sua turnê, com a cobertura de Não Comparecimento, com a morte acidental da artista principal, haveria indenização de todo o custo da turnê a ser realizada, e dependendo do tipo de apólice emitida, poderia haver indenização até do lucro esperado nos shows agendados.

Notamos que a produtora decidiu colocar outros artistas do seu roll para cobrirem os shows, o que nos faz crer que não havia uma apólice de seguro de eventos ativa para a turnê de Marília Mendonça. Em entrevista, Maraisa disse que se ofereceu para cobrir todos os shows da amiga com a sua irmã, com o objetivo de dar continuidade ao legado de Marília Mendonça.

Ainda dentro do produto de eventos, para todas as pessoas que morreram com ela no acidente aéreo e que eram funcionários da produtora Work Show, a cobertura de Responsabilidade Civil Empregador pode ser acionada, se for comprovado que a produtora contratou o serviço de uma empresa de táxi-aéreo com má índole ou equipamentos ruins. O que não parece ser o caso, até o momento.

Outra cobertura que poderia ser acionada dentro do seguro de eventos, se estivesse presente na apólice, é claro, é a cobertura de Acidentes Pessoais. Pois, sim, a cobertura cobre morte acidental de funcionários em trânsito para o evento segurado.

No âmbito pessoal das pessoas que se foram, esperamos que seguros de assistência funeral, assim como seguro de vida tenham sido contratados, para trazer pelo menos algum suporte financeiro para os entes queridos que foram deixados para trás.

Ainda é possível que haja algum tipo de ação de responsabilidade civil contra a empresa de táxi-aéreo e se houver, podem ser acionadas as apólices de seguro de RC Profissional e RETA da mesma. Uma vez que empresa aérea nenhuma pode funcionar sem pelo menos esses dois seguros anuais em dia. Agora, se haverá ou não ação legal após a poeira baixar, vamos ver e se houver, voltamos a comentar aqui.

E, para finalizar, fica uma pergunta, após a morte da cantora, como serão amparados os profissionais que trabalhavam diretamente para ela?
Especificamente no caso de Marília Mendonça e toda sua equipe, eles fazem parte de uma produtora maior, que certamente vai reencaminhar seus profissionais para outros artistas da empresa, outros eventos.

Mas o que aconteceria se a produtora fosse da Marília, com a morte dela, como os demais profissionais seriam amparados?

E você produtor, já pensou em como proteger quem trabalha pra você?

Existem muitas soluções para garantir proteção a quem amamos e com quem trabalhamos no mercado de seguros. Nós, da Prospecto, somos especialistas em te ajudar a encontrar a solução perfeita para você. Independente da situação, conte com a gente.

O objetivo do nosso post de hoje, foi mostrar que o impossível, o inimaginável, pode acontecer sim. E infelizmente, após a perda de alguém querida, de alguém especial, uma das formas de trazer consolo aos que ficam, é ter pensado em proteger quem você ama, mesmo após a sua morte.

Portanto, planeje e previna-se.

Te esperamos para o nosso próximo #MondayBlog.

Tenham uma ótima semana, apaixonados!

Prospecto Seguros


AVISO LEGAL
Esse post foi criado através de pesquisa em websites, sob a lei de direitos autorais "Uso Justo", uma vez que os materiais de pesquisa se encaixam em assuntos de conhecimento público.

Saiba mais:
Erros e Omissões
Equipamentos
Produção Cinematográfica
Drones
Vida e Acidentes Pessoais