Como está sendo seu Carnaval? Que tal mais um conteúdo exclusivo do #ModayBlog para te relaxar e ajudar com a ressaca?
O conteúdo tema da Prospecto no mês de Fevereiro foi a cobertura de Acidentes Pessoais. Em todas as nossas redes sociais compartilhamos informações, dicas e casos interessantes sobre a importância e uso dessa cobertura.
E não poderia ser diferente aqui no nosso Blog oficial!
Essa cobertura é muito interessante, principalmente para nós que trabalhamos com riscos especiais, tais como eventos e produções audiovisuais.
Primeiro por que ela é muito importante e segundo pela sua obrigatoriedade. Diversos estados brasileiros obrigam a contratação dessa cobertura para o púbico espectador do evento em conjunto com a cobertura de Responsabilidade Civil.
Você sabia, por exemplo, que em São Paulo existe uma lei específica que estabelece essa obrigação? Dá uma conferida na lei 11.265/02!
Já em produções audiovisuais a contratação é determinada pelos sindicatos do ramo, tais como Sindcine, e a produção que não estiver com o seguro em dia corre sério risco de ser multado e ter sua produção paralisada.
Agora que já estabelecemos porque essa cobertura é fundamental, vamos descobrir um pouco mais sobre ela.
COMO FUNCIONA A COBERTURA DE AP?
Como já diz o nome, a cobertura existe para indenizar o segurado em caso de um acidente, acidente esse que cause danos físicos, ou te incapacitem o exercer de suas funções, e até mesmo levem a pessoa à morte.
Detalhe, ela só vale se o evento for o resultado de uma situação externa, acidental, súbita e inesperada, tal como escorregar em uma poça d’água, ou cair de uma escada, tropeçar em fios e etc.
Mas enfim, como funciona essa cobertura. Simples, digamos que você vá em um evento, um show de rock, por exemplo e você tropece indo comprar uma água, pois a produção do evento não prendeu bem os fios elétricos e como resultado disso, você sofra uma torção no seu pé.
Essa situação é acidental do ponto de vista do seguro? Sim!
Foi algo externo, fora do seu controle como público, e te causou dano.
A COBERTURA DE AP É CARA?
A cobertura de AP não costuma ser cara. Vai depender muito do tempo de cobertura, da atividade exercida, dos valores e subcoberturas contratadas. Em eventos, normalmente a cobertura de AP é contratada somente para a duração do evento, se for para o público. Entretanto, se a intenção for cobrir os funcionários e prestadores de serviço, o período de cobertura é um pouco maior e fica mais caro.
Obviamente também, se você contratar uma cobertura de Morte Acidental de R$ 200.000,00 ela será mais cara do que a mesma cobertura com IS de 10 mil reais.
O QUE O AP COBRE?
A cobertura de AP habitualmente cobre situações de morte acidental, invalidez total ou permanente, despesas médicas e, em caso de contratação de AP Sindcine, morte por qualquer causa.
QUAIS OS NOMES DAS COBERTURAS E VALORES CONTRATÁVEIS?
Os valores contratáveis para a cobertura de AP vão variar muito, dependendo da seguradora escolhida e até mesmo da determinação de valores mínimos e máximos estabelecidos por sindicatos, autoridades e circunstâncias. O sindicato Sindcine, por exemplo, determina os valores a serem contratados todos os anos, por convenção, conforme exemplo abaixo:
COMO FUNCIONA A COBERTURA EM CASO DE SINISTRO?
Lembra do nosso exemplo no início desse texto? Você tinha torcido o pé em um show de rock, e já havíamos estabelecido que a situação era um acidente e que a cobertura de AP poderia ser acionada.
A primeira cobertura a ser acionada é a de Despesas Médicas e Hospitalares. Normalmente a produção do evento te leva a um hospital, paga a consulta, os exames e remédios e pede reembolso à seguradora.
Mas digamos que mesmo depois desse primeiro passo, você fique impossibilitado de trabalhar, ou pior ainda, perca a mobilidade do pé. Acredite, tudo pode acontecer. Em uma situação negativa como essa, as outras coberturas vão sendo acionadas e você passa a ser indenizado, até o limite contratado, dependendo do tamanho do trauma e da extensão do dano.
Pode parecer absurdo, mas conhecemos um caso de filmagem, que começou com um acidente no set de filmagem, de um extra, que acabou com a morte da pessoa como resultado do machucado.
QUAL A VANTAGEM DE INCLUIR A COBERTURA DE AP NO MEU SEGURO?
Como sempre a grande vantagem está na redução de impacto financeiro, afinal de contas essa é a razão principal pela qual se contrata seguros e coberturas específicas.
Mas quando falamos de AP em eventos e filmagens, por exemplo, a cobertura de AP garante indenização quase que imediata, enquanto o RC tende a demorar bem mais.
Além disso, judicialmente, uma empresa que se preocupou com a cobertura de AP é muito mais bem quista na frente de um juiz, pois demonstrou responsabilidade. O que pode ser de grande ajuda em uma grande processo de Responsabilidade Civil.
Você sabia que o AP é tão importante e completo?
Não se esqueça de incluir essa cobertura no seguro do seu projeto!
E se tiver alguma dúvida, estamos aqui por você.
Fique tranquilo, nossa equipe está mais do que preparada para responder todas as suas perguntas!
Proteja-se com a Prospecto!
Te vemos no próximo #MondayBlog!
Prospecto Seguros
Saiba mais:
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones
Vida e Acidentes Pessoais