#MondayBlog

Como será a Indústria Audiovisual com o Uso da Inteligência Artificial?

mão de homem e robo se tocando

Olá! Seja bem-vindo a mais um #MondayBlog. No post de hoje decidimos falar um pouco sobre o assunto do momento, CHAT GPT ou melhor ainda, a presença da Inteligência Artificial na vida e especialmente, sua influência no audiovisual.

Certamente a tecnologia existe para facilitar nossas vidas, entretanto essa ferramenta quando usada de forma errada, pode levar a sérios problemas sociais e pessoais. Tomemos como exemplo o nosso companheiro constante, o celular, ou o smartphone.
Andamos com esse pequeno aparelho para todo lado. E realmente, um smartphone ajuda muito em nossos estudos, trabalho e a manter contato rápido e constante com nossos amados. Mas existe o outro lado da moeda, que não é tão bonito assim.

Pesquisas já mostram que o uso demasiado do celular causa dependência bioquímica, e esse vício é semelhante, se não pior ao vicio de álcool e drogas. O que acontece é o seguinte, cada vez que clicamos no botãozinho do nosso celular para ver se chegou uma mensagem, ou até mesmo para verificar as horas, nosso cérebro recebe uma dose da droga do “sentir-se bem”, ou seja, a atividade do telefone causa a liberação de dopamina em nossos cérebros, fazendo-nos sentir excitados, motivados e felizes.

No entanto, o ato inofensivo de tocar na tela e sentir-se bem, passa a se tornar necessário e as doses de contato com o aparelho devem ser cada vez maiores, para que possamos ficar bem, e dá-se início ao ciclo da dependência tecnológica. Certamente você conhece alguém que não consegue viver sem o celular?

Não nos entenda mal! Somos usuários da tecnologia, assim como você, mas queremos que a humanidade não perca o fator humano nos relacionamentos nessa troca por praticidade, rapidez, informação e entretenimento.
E por esse motivo queremos falar um pouco sobre o impacto da presença da inteligência artificial no nosso audiovisual. E isso não é uma conjectura, ou até mesmo teoria de conspiração, pois o uso de IA e do famoso CHAT GPT nesse ramo já é uma realidade.

Você sabia que o Chat GPT já estreou seu primeiro filme? O filme foi feito em dezembro de 2022 e tem o título de "The Safe Zone". Esse foi o primeiro filme da história escrito e dirigido inteiramente por IA!
Como de costume, nós da Prospecto queremos estar à frente da curva e tentar dialogar a respeito da inclusão dessa ferramenta na produção audiovisual em geral.

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CHAT GPT?
Vamos começar deixando claro algo que muita gente tende a esquecer, a “Inteligência Artificial” só existe porque seres humanos criaram algoritmos capazes de coletar informações espalhadas pela internet e organizar essas informações de forma a conseguir transformar todos esses dados em aprendizagem para a máquina.

Ou seja, um robô de inteligência artificial, só é inteligente porque aprendeu com o ser humano, ou melhor dizendo, com milhares de seres humanos, usando parâmetros, códigos e estrutura de lógica para alcançar uma conclusão sobre qualquer assunto.
O Chat GPT é a evolução óbvia desse cenário, pois com essa ferramenta é possível fazer perguntas a bots de IA que vão fazer o trabalho de varrer a internet atrás da resposta às nossas perguntas e facilitar a nossa vida!
Maravilhoso, não é mesmo?

COMO O CHAT GPT PODE ATUAR NO AUDIOVISUAL?
Existem milhares de formas nas quais essa ferramenta pode ser utilizada, entre elas podemos citar coisas simples como te ajudar a criar um título diferenciado e poderoso para o seu projeto, ou até mesmo te dar uma lista de takes que você deve fazer na filmagem do seu projeto.

Outra forma de usar no Chat GPT é fazê-lo pesquisar e planejar seu projeto futuro, ou até mesmo te ajudar a se preparar para reuniões com clientes.
A ação dessa poderosa ferramenta já é vista e amplamente utilizada por criativos ou “criadores” de conteúdo ao redor do mundo, mas sua presença em filmes, séries e demais formas de mídia já começam a ser sentidos.
Talvez nunca cheguemos a uma realidade tão sombria como o retratado no seriado “Black Mirror” mas pode ser que algo muito próximo a isso se concretize.

O LADO ESCURO DO CHAT GPT
O outro lado da moeda é ver a possível substituição do ser humano diante da utilização das máquinas, ou algo que acreditamos ser pior, nosso emburrecimento criativo ou estagnação.
Deixe-nos explicar nosso raciocínio.

Com a inteligência artificial, e uso amplificado de ferramentas como Chat GPT, o criativo passa a usar esse meio para escrever seus roteiros, editar os vídeos, e automatizar muitos processos. O que parece ótimo em um primeiro momento, mas pode se transformar em um pesadelo.

Como assim? Simples. Como dissemos no início, se passarmos a depender da máquina para pensar criativamente por nós, uma hora a estagnação chega, já que no final das contas, a fonte criativa dessa máquina somos nós mesmos.
São nossos dados que alimentam essas centrais. As nossas ideias e nossos sonhos, trazem as informações que eles reúnem e nos repassam. E se chegarmos a uma geração que é incapaz de pensar?

Sim, nós aplaudimos a chegada e uso da tecnologia. Gostamos de tudo que facilita nossas vidas, mas queremos viver em um mundo onde o personagem principal sejam pessoas como eu e você e não a tela fria de um computador, com códigos e uma falsa humanidade nos dizendo como viver, sentir e pensar.

Qual é a sua opinião sobre o Chat GPT e a Inteligência Artificial no nosso audiovisual?

Proteja-se com a Prospecto!

Te vemos no próximo #MondayBlog!

Prospecto Seguros


Saiba mais:
Produção Cinematográfica
Erros e Omissões
Equipamentos
Drones
Vida e Acidentes Pessoais