#MondayBlog

Quem foi Breno Silveira?

Breno Silveira

Olá!
Chegamos a mais uma segunda-feira e trouxemos um #MondayBlog muito especial. Hoje nós queremos dedicar esse post a um brilhante indivíduo, que nos deixou cedo demais.
No dia 14 de maio de 2022, o brasiliense Breno Silveira morreu ao sofrer um ataque fulminante do coração, enquanto filmava o seu próximo longa-metragem em Pernambuco.

A indústria audiovisual brasileira perdeu um de seus grandes talentos de forma súbita, um diretor e fotógrafo reconhecido mundialmente.

E como você bem sabe, caro leitor, o audiovisual tem um lugar de honra no coração da Prospecto. E nós não podíamos deixar passar essa chance de homenagear, ainda que postumamente, o grande Breno Silveira.

Se você já conhece a história de Breno, venha relembrar conosco. E se você não sabe quem ele foi, essa é a oportunidade perfeita para você conhecê-lo um pouquinho.

Breno Silveira

Pai de Olívia e Valentina, Breno sempre afirmou que o sonho dele na realidade era ser músico.
Deve ser por isso que ele assina a direção de muitos videoclipes musicais, que lhe renderam prêmios na MTV, tais como: Minha Alma, da banda O Rappa; Amor I Love You, de Marisa Monte, e É Preciso Saber Viver, dos Titãs.

Silveira se formou em cinematografia em Paris pela École Louis-Lumière, e seu primeiro trabalho foi como assistente de fotografia em 1984 na novela “Bete Balanço”.

Sua estreia no cinema se deu através do filme “Carlota Joaquina” de Carla Camuratti em 1995, no qual foi diretor de fotografia.
Ainda como diretor de fotografia conquistou o Grande Prêmio Cinema Brasileiro com o filme “Eu, Tu, Eles”, de Andrucha Waddington.

Breno Silveira

Mas o grande palco de Breno, foi indiscutivelmente os longas-metragens.
Em seu primeiro filme como diretor ele alcançou um sucesso de público e de bilheteria gigantesco, que para ele foi algo totalmente inesperado.
Em entrevistas, ele afirmou diversas vezes que sempre buscou na sua carreira, histórias que o emocionassem, e foi esse o seu alvo ao decidir contar a história de Zezé Di Camargo e Luciano no longa “Dois Filhos de Francisco”.
Em 2005, quando o filme foi lançado, ele bateu todas as bilheterias nacionais e mais tarde foi nosso representante no Oscar de melhor filme estrangeiro.

Outro grande sucesso dele foi “Gonzaga de Pai para Filho”, que venceu em três categorias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro inclusive na categoria de melhor filme. Mais uma vez contando a dramática história de uma família, no relacionamento turbulento de pai e filho.

Breno Silveira

Na verdade, o que se pode notar, é que seja em filmes, séries ou documentários Breno teve sua carreira marcada por histórias brasileiras inspiradas em “fatos reais”.

Até os seus 58 anos de idade, quase 40 de sua vida foram dedicados a produções audiovisuais, das mais diversas e Breno Silveira é creditado como diretor de mais de 23 obras cinematográficas entre filmes e séries.

As obras mais recentes dele são as séries “Dom” e “1 Contra Todos”. A série Dom faz parte da plataforma de streaming Prime Video.

Mas ele também assinou a direção do filme musical “Gilberto Gil: Tempo Rei”, e o documentário para TV Amyr Klink- Mar Sem Fim.

Outro grande sucesso com o toque de Breno foi “Entre Irmãs” lançado tanto como longa quanto minissérie e que alcançou aproximadamente 84 milhões de espectadores!

Breno Silveira

Breno Silveira estava trabalhando na direção do filme que marcaria o retorno de Fernanda Montenegro aos cinemas, um projeto da Globo Filmes e Globoplay. O filme conta a história real de uma moradora de Copacabana que passou meses filmando atividades de tráfico em um morro próximo e entregou as gravações para um repórter.

Se você viu pelo menos um dos trabalhos desse talentoso homem, você sabe que o cinema brasileiro perdeu um de seus maiores cineastas.

Mas, quem sabe mais para frente, outro talento do cinema não nos contará a vida desse ícone nas grandes telas?!

Esta é uma lista dos filmes sob direção de Breno para você maratonar essa semana:

1995 – Carlota Joaquina - Diretor de Fotografia
1996 – Barulhinho Bom – Uma Viagem musical - Diretor de Fotografia
1998 - La serva padrona - Diretor de Fotografia
1998 – Traição - Diretor de Fotografia
1999 – Gêmeas - Diretor de Fotografia
2000 - Bufo & Spallanzani - Diretor de Fotografia
2000 – Eu Tu Eles - Diretor de Fotografia
2003 – Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa - Produtor Associado
2003 – O Homem do Ano - Diretor de Fotografia
2005 – 2 Filhos de Francisco – Diretor
2008 – Era uma Vez... – Diretor
2010 - Eu e Meu Guarda Chuva - Produtor de set
2012 – Gonzaga – De Pai para Filho – Diretor
2012 - À Beira do Caminho – Diretor
2017 – Entre Irmãs – Diretor


Breno Silveira

Que a arte continue a eternizar os que nos deixam para trás!
Valeu Breno Silveira!

Prospecto Seguros


AVISO LEGAL
Esse post foi criado através de pesquisa em websites, sob a lei de direitos autorais "Uso Justo", uma vez que os materiais de pesquisa se encaixam em assuntos de conhecimento público.

Saiba mais:
Erros e Omissões
Equipamentos
Produção Cinematográfica
Drones
Vida e Acidentes Pessoais